Sistemas Aeróbios
Processos de tratamento aeróbios envolvem o uso de oxigênio livre e dissolvido por microrganismos, convertendo resíduos orgânicos em biomassa e gás carbônico (CO2). O processo de Lodos Ativados é muito utilizado no tratamento de efluentes domésticos. Dentre as vantagens desse sistema, destaca-se:
-
Maior eficiência de tratamento;
-
Maior flexibilidade de operação;
-
Menor área para instalação;
-
Baixo custo de implantação, a depender do tempo de aeração empregado;
-
Redução na geração de maus odores devido as reações bioquímicas envolvidas no processo.
Entre o Sistema de Lodos Ativados, existe a modalidade de Fluxo Contínuo e por Bateladas (Fluxo Intermitente).
Lodos Ativados de Fluxo Contínuo
Dentre as etapas desta modalidade, temos: Reator Aerado, onde ocorre a etapa de aeração; e Decantador Secundário, onde sucede a sedimentação e recirculação do Lodo. Nesta modalidade, os tempos de detenção são relativamente baixos, cerca de 6 a 8 horas para a aeração convencional (80 a 90% na remoção de DBO); e 16 a 24 horas para a aeração prolongada (90 a 98% na remoção de DBO).
O Lodos Ativados de Fluxo Contínuo é recomendado para receber efluentes domésticos gerados durante as 24 horas do dia.



Lodos Ativados de Fluxo Contínuo
Nesta modalidade, Fluxo Intermitente, existe apenas uma unidade e todas as etapas ocorrem dentro do mesmo reator (enchimento, reação, sedimentação, descarte do efluente tratado e repouso). O processo de Lodos Ativados por Batelada pode ser utilizado, tanto na aeração convencional, quanto na de aeração prolongada, embora esta seja mais comum, devido à sua maior simplicidade operacional.
Recomenda-se o emprego desta modalidade de Lodos Ativados para efluentes gerados de modo contingencial/espaçado. Como por exemplo, uma empresa que opera apenas no período comercial, das 08 até às 18 horas.


