top of page
  • Foto do escritorREVIVA Soluções Ambientais

REATOR UASB: você sabe o que é? E como funciona?

Atualizado: 14 de set. de 2020

A digestão anaeróbia representa um sistema ecológico balanceado, envolvendo processos metabólicos complexos em etapas sequenciais, sabendo que, existem diversos processos de tratamentos anaeróbicos, dentre eles o UASB (saiba mais sobre Digestão Anaeróbia, clicando aqui).

O Reator UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket), é também conhecido como: RAFA (Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente) de alta eficiência.

O processo do UASB consiste, essencialmente, de um fluxo ascendente de efluente por meio de um leito de lodo denso e de elevada atividade microbiana. A estabilização da matéria orgânica ocorre no decorrer de todas as zonas de reação (leito e manta de lodo), sendo que a mistura do sistema se dá por meio do fluxo ascensional do efluente e das bolhas de gás que se formam.


A entrada do efluente ocorre pela parte inferior do tanque em fluxo ascendente. O perfil dos sólidos no reator apresenta grande variação (de muito denso e com partículas granulares até um lodo mais leve e disperso). Já a saída do efluente ocorre por meio de um decantador interno localizado na parte superior do reator.


Dentro no reator existe um dispositivo de separação de gases e sólidos, que tem por objetivo garantir as condições ótimas para a sedimentação das partículas que se desgarram da manta de lodo e permitir que estas partículas retornem à câmara de digestão, evitando, assim, que sejam arrastadas para fora do sistema.


Ressalta-se que o desenvolvimento de uma biomassa com elevada atividade microbiológica é o princípio fundamental do processo de tratamento no reator, permitindo elevados desempenhos nos processos de estabilização e tempo de detenção hidráulico (tdh) relativamente curto. O cultivo de um lodo anaeróbico de excelente qualidade é obtido por meio de um processo cauteloso de partida do sistema, durante o qual a seleção artificial da biomassa é imposta, permitindo que o lodo mais leve (e de má qualidade) seja arrastado para fora do sistema, retendo o lodo de boa qualidade. Por fim, ressalta-se que, em condições ótimas de operação do sistema, este pode oferecer eficiência em remoção de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) em torno de 70 a 80%.


Verifique abaixo algumas imagens exemplificando a parte interna de um Reator UASB, indicando as características técnicas deste equipamento:

Reator UASB
Reator UASB

Legenda da imagem:

1 - entrada efluente

2 - saída de gases

3 - inspeção

4 - saída efluente

5 - calha vertedoura

6 - separador trifásico

7 - defletor de gases

8 - distribuição efluente

A - grânulos de lodo

B - gases (metano + dióxido de carbono)

A aplicação e utilização do Reator UASB (RAFA) se dá em processos primários de estabilização da matéria orgânica inicial, tanto em Estações de Tratamento de Esgoto doméstico quanto em Estações de Tratamento de Efluentes industriais.

Vale ressaltar, que existem uma série de vantagens na utilização do Reator UASB e, dentre estas, destacam-se:


-Baixo consumo de energia (tornando o sistema com custo operacional baixo);

-Possibilidade de preservação da biomassa sem alimentação do reator;

-Baixa produção de sólidos (cerca de 2 a 8 vezes inferior à que ocorre em processos aeróbicos);

-Elevado grau de estabilização do efluente;

-Baixa demanda de área e custos de implementação;

-Tolerância a elevadas cargas orgânicas;

-Produção de gás metano como produto final (gás combustível de elevado teor calorífico).

Porém, quando houver necessidades especificas e/ou aplicações mais complexas, é necessário avaliar possíveis desvantagens deste equipamento, tais como:


-Baixa remoção de nitrogênio, fosforo e patógenos;

-Necessidade de complementação do sistema com um pós-tratamento;

-Aplicação limitada para determinados efluentes;


Por isso, um dos fatores mais importantes e relevantes para você que busca por uma solução eficiente, é a execução de uma análise assertiva e de acordo com a sua necessidade, através da aplicação de um Projeto de Engenharia mensurado e, adequado a sua demanda, evitando investimentos e gastos desnecessários.


Podemos lhe auxiliar nesta análise e apresentar um projeto e equipamentos que sejam apropriados com sua real necessidade.

3.523 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page