REVIVA Soluções Ambientais

25 de jun de 20213 min

Efluentes Industriais: entenda a importância de tratá-los!

Atualizado: 29 de jun de 2021

Quando se pensa em tratamento de efluentes, ou popularmente conhecido como esgoto, a primeira coisa que vêm à cabeça é o sistema de tratamento municipal onde é tratado, de forma centralizada, todo o esgoto do município. No entanto, sabe-se que a realidade é um pouco diferente, nem todo município (ou bairro isolado, por exemplo) possuem tratamento do efluente e/ou, que cumpra com as normas e legislações vigentes.

Sendo assim, o tratamento destes efluentes, sejam eles domésticos ou industriais, são de extrema importância na preservação do meio ambiente em ambas as esferas. Porém, quando se avalia a esfera industrial, a problemática pode ser ainda maior, devido ao grande potencial poluidor do efluente gerado (podendo este ser até 150 vezes mais concentrados que os esgotos domésticos, tomando como base o efluente de uma indústria de laticínios, por exemplo).

Uma vez que os efluentes gerados nos processos produtivos ou mesmo na limpeza de tanques reservatórios de produtos químicos e biológicos, quando não recebem tratamento adequado, podem gerar enorme risco para os corpos d’água e todo o ecossistema que os amortiza .

São inúmeras as consequências da negligência no tratamento dos efluentes, e incluem desde problemas relacionados ao odor desagradável e forte (a ponto de prejudicar a operação da própria indústria), até riscos à saúde dos operários e da comunidade ao redor da indústria, como morte de peixes e contaminação de mananciais de abastecimento público. Ainda, pode-se destacar problemas de manutenção e desgaste da rede de esgoto e equipamentos, além de alto risco de autuações, aplicação de multas e sanções pesadas que podem inclusive, inviabilizar (suspender) a continuidade das atividades operacionais da empresa.

Para se ter conhecimento, a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) divulga periodicamente em seu site as autuações aplicadas em empresas e estas informações podem ser consultadas a partir do CNPJ e/ou razão social. Trata-se de uma informação pública e acessível a todas as pessoas, independente da época da autuação. Sendo assim, o não tratamento do efluente acarreta além das consequências ambientais, punições cíveis e a depender do caso, criminais aos geradores imprudentes. Apesar de todas as consequências citadas acima, que já são bem sérias, o pior, talvez, seja a “mancha” inapagável que uma autuação por poluição ambiental possa trazer a reputação de uma empresa.

Pensando em toda a problemática, órgãos como a CETESB em São Paulo e o IBAMA no âmbito federal exercem rigorosa fiscalização de modo a tentar coibir o não tratamento e consequentemente o lançamento de efluentes fora dos padrões determinados pela resolução CONAMA n° 430/2011, que rege sobre todo território nacional, ou por outra normativa mais exigente estadual e/ou municipal, a citar como exemplo o decreto n° 8.468/1976 do Estado de São Paulo.

No entanto, a falta de experiência no tema pode prejudicar ainda mais algumas empresas que não são capazes de enxergarem toda a complexidade em questão, podendo levá-las a serem multadas ou incriminadas mesmo sem a intenção direta e coercitiva de cometer dolo ao meio ambiente. Em alguns casos, tal consequência pode ser capaz de decretar a falência das instituições.

Felizmente, existem inúmeras soluções para as empresas e/ou indústrias se adequarem as regulamentações sem impactar grandes investimentos financeiros e desdobramentos operacionais. Se faz necessário a avaliação do efluente a ser tratado por meio de uma empresa competente e que identifique todos os pontos e problemáticas em questão. Desta forma, ao pensar na solução deve ser levado em conta os custos operacionais com mínimo impacto estrutural, garantia de atendimento as regulamentações e normas vigentes, preservação das finanças, imagem da empresa e, principalmente, a comunidade e o ambiente onde a empresa/indústria está inserida..

O Time de Engenheiros da REVIVA possui vasta experiência, desde a elaboração de Projetos para Novas Instalações, até a aplicação de Assistência Técnica e Consultoria com o intuito de regularizar processos que não estejam conformes. Por isso, não deixe de entrar em contato agora mesmo e informe a sua necessidade, que será dado início as análises de forma mais imediata possível.

Processo de Instalação de Sistema Compacto de Tratamento de Efluentes Industriais

    350
    10